Caturra (Neca)

(Nymphicus hollandicus)
Em cativeiro Colocar apenas um casal em cada viveiro, de 1m de comprimento por 50cm de largura e 70 cm de altura. A fêmea põe um ovo por dia, apostura pode ir de 3 a 9 ovos (em media,entre quatro a seis) . A idade de reprodução começa aos 6 meses, o ideal é iniciar com um ano de idade. A fêmea fazem a incubação dos ovos e é auxiliada pelo macho. Ao fim de 18 a 21 dias as crias nascem, se nada acontecer ao fim de 25 dias, devem ser retirados os ovos do ninho.
  1. Incubação 21 dias
  2. Colocar anilhas ao fim de 9 a 11 dias
  3. Comem sozinhos ao fim de 7 a 8 semanas
  4. Plumagem entre a 4 e a  semana
Deve-se identificar as crias com anilhas, para não cruzarmos Irmãos.
Família - Psittacidae
Espécie - Nymphicus hollandicus
Comprimento - Entre 35 e 40cm 
Plumagem - Diferente nos dois sexos
Tipo de nidificação - Caixa para ninho

Estado selvagem
Migração - Migradora / Nómada
Distribuição - Austrália, exceptuando áreas costeiras mais húmidas.
Ninho - Um buraco, numa árvore, muitas vezes perto de água ou mergulhada nesta 

Existem varias mutações.


Características Sociais - São aves extremamente gregárias que, normalmente, têm uma boa convivência entre si. De modo geral, também o têm com outras aves, mesmo que estas sejam de menor porte ou mais frágeis. Não as mantenha juntamente com outras espécie de periquitos, pelo menos com espécies que possam ser agressivas.

Alojamento Adequado - Podem ser criadas num aviário em recinto fechado, num aviário ao ar livre ou numa gaiola de criação. Nota: Tenha em consideração que as aves adoram roer e que se escapam rapidamente se o arame não for suficientemente grosso e resistente.


É muito importante que estas aves tenham espaço suficiente para não danificarem as cristas e as caudas.

Temperatura Ambiente - São aves muito resistentes. Pode deixá-las num aviário de exterior sem problemas, desde que disponham de um refugio num abrigo de nocturno, que proteja da geada.

Alimentação - Uma mistura de ingredientes, entre os quais diversos tipos de milho painço, aveia sem casca, sementes de girassol e cânhamo constitui uma alimentação-base perfeita para estas aves.
Alem disso apreciam alimentos verdes e frutos frescos.

Criação -  Geralmente, não são difíceis de criar




Fotos da Neca